Parque Municipal de São José dos Campos tem melhorias para receber a Festa do Tropeiro

O casarão da fazenda compõe o cenário dos shows musicais e desfiles de cavaleiros – Foto: Divulgação

A tradicional Festa do Tropeiro, em São Francisco Xavier, começa nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h, com a escolha da rainha e apresentação de viola. Para a realização das atividades, a Prefeitura de São José dos Campos executou várias melhorias no Parque Municipal, conhecido por abrigar o casarão da fazenda, local do evento.

Por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, o parque do distrito recebeu atenção especial. Inicialmente foi feita a limpeza mais pesada e a adequação do espaço destinado às atrações festivas, que continuam até domingo (3), com desfile de cavaleiros e comitivas e shows musicais.

Entre os demais serviços realizados, estão a montagem de barracas, o cercamento do local com réguas de madeira, a instalação da iluminação e o transporte dos carros de boi. Tudo isso para receber bem a população durante os três dias da festa.

Esta é a 13ª edição do evento, que é realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O objetivo é resgatar a cultura do tropeirismo, com cavalgadas, comidas típicas e modas de viola.

Parque Municipal

O Parque Municipal de São Francisco Xavier tem mais de 170 mil metros quadrados, com aproximadamente a metade da área composta por floresta nativa. Adquirida pelo Município em 2010, o espaço vem sendo utilizado pela comunidade para atividades de contato com a natureza e eventos culturais.

Além do fragmento florestal, a área natural conta tem um pequeno lago, córrego, pista de caminhada e academia ao ar livre. O casarão e as outras edificações da fazenda abriga diversas atividades, como mostras de arte e encontros de tropeiros e cavaleiros.

Por Rosi Masiero | Assessoria de Imprensa – SJC

Deixe um comentário