Retomada das atividades da Sociedade dos Observadores de Saci é marcada por festividades em São Luiz do Paraitinga

A sociedade promove a cultura popular brasileira e sua mitologia 

Aconteceu neste final de semana, 11, a retomada das atividades da Sosaci, em São Luiz do Paraitinga. O evento aconteceu em dois períodos e o retorno foi um sucesso. 

Na parte da manhã, no Centro Turístico Cultural, aconteceu o Seminário: Patrimônio e Cultura, com a fala do músico e professor Ivan Vilela e a professora historiadora Rachel Abdala. Logo depois aconteceu o lançamento do livro “O voo da Canoa – A Aventura e Mistério no Caminho do Peabiru”, de Ohi – (Cartunista, ilustrador e um dos fundadores da Sosaci) e Mouzar Benedito – (Escritor, geógrafo, contador de causos e um dos fundadores da Sosaci). 

No período da noite, o evento teve abertura oficial com a fala do presidente da Sosaci, Regis de Toledo Souza, seguido da programação de Contação de História com Ditão Virgílio, apresentação do músico e professor Ivan Vilela, Lampião e Lamparina com música caipira regional e o fechamento foi com o grupo ReM Rap em Movimento. 

O evento contou com significativa presença de moradores e turistas que puderam prestigiar os artistas e a cultura popular. Segundo o presidente da Sosaci, Regis de Toledo, a associação está preparando o calendário de ações do Canto do Saci. O objetivo agora é manter a sede com uma sequência de atividades integradas à comunidade. 

Para quem quiser conhecer, a sede fica na Rua Monsenhor Ignácio Gióia, ao lado do mercado municipal de São Luiz do Paraitinga. 

Sobre a SOSACI 

O Saci é um dos símbolos mais famosos do Folclore brasileiro. Foi pela sua força e representatividade que um grupo de amigos criou, em 2003, na cidade de São Luiz do Paraitinga, a Sosaci, que é considerada o último reduto caipira do Estado de São Paulo.

Seu propósito é trabalhar a valorização de mitos brasileiros, tradição oral e cultura popular. As atividades são diversas produções de iniciativa cultural como: música, literatura e dança. 

A Associação conta atualmente com mais de mil associados que apoiam o movimento e divulgam em outras localidades. Cada um – com sua habilidade ou capital social (jornalismo, produção de vídeo, contação de história, pesquisa, escrita) -, colabora com a rede, apoiando em ações concretas a constituição e ampliação do movimento. 

Todo recurso financeiro é obtido através de parcerias locais ou mobilizado pelos próprios membros da rede. 

Contatos: 

Site: www.sosaci.org.br 

Facebook: @sosaci.observadores 

Instagram: @sosaci_slp 

Telefone: (12) 99726-2122 – Regis de Toledo – Presidente da Sosaci

Por Luanna Chaves | Ascom

Deixe um comentário