Prefeitura de São José dos Campos realiza 356 castrações de cães e gatos na região sul

Desde agosto de 2018, foram feitas 17.672 castrações; 5.258 pelo Castramóvel – Foto: Adenir Britto/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, neste sábado (16) e domingo (17), 356 castrações de cães e gatos, com o auxílio do Castramóvel, o veículo veterinário que percorre os bairros do município.

Ao todo, desde a criação do programa Meu Pet Feliz, em agosto de 2018, foram feitas mais de 17,5 mil castrações e microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Os procedimentos aconteceram na Emefi Professor Álvaro Gonçalves, na rua Albertina Pereira Lima, 151, Campo dos Alemães, região sul da cidade.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Podem ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos, com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos e gatos de 4 meses a 8 anos.

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 17.672 castrações, sendo 9.039 fêmeas caninas, 5.013 machos caninos, 2.286 fêmeas felinas e 1.334 machos felinos. Desse total, 5.258 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Por Rodrigo Luiz Ribeiro | Assessoria de Imprensa – PMSJC

Deixe um comentário