Sociedade dos Observadores de Saci retoma as atividades neste sábado, em São Luiz do Paraitinga
A sociedade promove a cultura popular brasileira e sua mitologia

No próximo sábado, 11 de junho, a Sosaci retoma as suas atividades em São Luiz do Paraitinga com o Manifesto Canto do Saci. A programação está dividida em dois períodos, sendo às 10h no Centro Turístico e Cultural. E às 18h, na sede Sosaci que fica ao lado do Mercado Municipal.
O evento é aberto ao público e será repleto de arte e valorização da cultura popular. Confira a programação completa:
10h – Seminário: Patrimônio e Cultura
11h30 – Lançamento do livro “O voo da Canoa – A Aventura e Mistério no Caminho do Peabiru”, de Ohi – (Cartunista, ilustrador e um dos fundadores da Sosaci) e Mouzar Benedito – (Escritor, geógrafo, contador de causos e um dos fundadores da Sosaci).
Local: Centro Turístico e Cultural – Rua Coronel Domingues de Castro, n° 33, centro, São Luiz do Paraitinga -SP
18h – Abertura Oficial;
18h30 – Contação de História com Ditão Virgílio – Contador de histórias, declamador e autor de poemas e de literatura de cordel caipira;
19h30 – Apresentação musical com Ivan Vilela – Compositor, arranjador, pesquisador, professor, violeiro brasileiro e um dos fundadores da Sosaci;
20h30 – Apresentação musical com Lampião e Lamparina – Dupla de música caipira regional;
22h – Apresentação musical com ReM Rap em MOviment – Grupo de Rap de São Luiz do Paraitinga.
Local: Sede Sosaci – Rua Monsenhor Ignácio Gióia (ao lado do mercado municipal).
Sobre a SOSACI
O Saci é um dos símbolos mais famosos do Folclore brasileiro. Foi pela sua força e representatividade que um grupo de amigos criou, em 2003, na cidade de São Luiz do Paraitinga, a Sosaci, que é considerada o último reduto caipira do Estado de São Paulo. Seu propósito é trabalhar a valorização de mitos brasileiros, tradição oral e cultura popular. As atividades são diversas produções de iniciativa cultural como: música, literatura e dança.
A Associação conta atualmente com mais de mil associados que apoiam o movimento e divulgam em outras localidades. Cada um – com sua habilidade ou capital social (jornalismo, produção de vídeo, contação de história, pesquisa, escrita) -, colabora com a rede, apoiando em ações concretas a constituição e ampliação do movimento.
Todo recurso financeiro é obtido através de parcerias locais ou mobilizado pelos próprios membros da rede.
Contatos:
Site: www.sosaci.org.br
Facebook: @sosaci.observadores
Instagram: @sosaci_slp
Telefone: (12) 99726-2122 – Regis de Toledo – Presidente da Sosaci
Por Luanna Chaves | Ascom