SEO de Taubaté desempenha intenso e importante trabalho para o município

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Obras (SEO), está desempenhando um intenso e importante trabalho em diversos pontos da cidade.

Recentemente foram concluídas obras no Mourisco, Quiririm, Avenida Dom Pedro I, região central, zona rural, entre outros.

Na Avenida César Costa, no Mourisco, foram executadas obras para reconstrução da galeria de águas pluviais e serviços de pavimentação que haviam sido destruídos pela chuva.

Já no Quiririm, a Rua José Vicente Vieira de Araújo, recebeu serviços de drenagem, calçamento e pavimentação, evitando assim o carreamento de terra para a Avenida Padre Hugo Bertonazzi, mais conhecida como Estrada do Pinhão.

Na Avenida Dom Pedro I, a obra se fez necessária para a substituição da tubulação de aço corrugado Armco, que estava danificada e ocasionou o recalque do pavimento e a interdição da avenida. Para efetuar a remoção da tubulação, os profissionais da SEO precisaram utilizar duas escavadeiras de 20 toneladas, visto que a rede se encontrava a 13 metros de profundidade. A tubulação foi substituída por duas linhas de tubos de concreto de 1,20m de diâmetro fabricados na Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC) da Prefeitura.

Para aterrar o local foram utilizados 93 caminhões de argila tipo 1. Todos os serviços foram executados pela equipe da SEO.

Na Rua Inglaterra, região central, também foi necessária a realização de manutenção através da concretagem da seção inferior da tubulação de aço corrugado realizada pela equipe da SEO.

As obras na Rua Argentina também foram realizadas devido a um colapso na rede de águas pluviais (tubos Armco) próximo ao cruzamento com a Rua Grécia. Ao todo foram instaladas 95 aduelas de concreto de 3,5m x 3,0m sendo a obra finalizada no final do ano passado.

Os trabalhos da Secretaria de Obras não param. Na Estrada das Sete Voltas, km 01, estão sendo executadas obras de alteamento em 1,20 m e retificação do leito da estrada. Serão instaladas 40 aduelas aumentando a capacidade de vazão das águas do Rio Una neste local. A obra tem como objetivo melhorar a segurança dos usuários da rodovia eliminando a curva acentuada, bem como evitar a interrupção da via neste local no período de chuvas.

Ainda na zona rural, na Estrada da Pedra Grande, estão sendo realizadas obras de melhoria que fazem parte do Programa de Substituição de Pontes e de “passagens de água” de madeira das estradas rurais por aduelas de concreto.

A ação tem como objetivo acabar com os problemas enfrentados há muitos anos, principalmente, durante os períodos de chuvas intensas, que muitas vezes interrompem o tráfego nessas vias. Estes trabalhos estão sendo executados pelos profissionais da Secretaria de Obras (SEO).

A primeira ponte de madeira substituída fica na Estrada Sete Voltas, no trecho conhecido como “ponte do Salgado”. As aduelas de concreto usadas nessa obra foram materiais reaproveitados da obra realizada na Rua Argentina.

Deixe um comentário