Prefeitura de Taubaté e ITES ofertam capacitação a enfermeiros da atenção primária de saúde

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o ITES (Instituto Taubaté de Ensino Superior) oferecem nos dias 14, 20 e 21 de junho uma capacitação para os enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas da Atenção Primária à Saúde.

Os enfermeiros atuantes na rede municipal de saúde foram divididos em três grupos e participam do curso em turmas que tiveram início no dia 14 de junho, na sede do ITES.

Os temas abordados são: propedêutica pediátrica, sistematização da assistência de enfermagem na pediatria e a consulta de puericultura realizada por enfermeiros. Em linhas gerais, as temáticas convergem em como realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do recém nascido e da criança que, devem ser assistidos integralmente considerando aspectos físicos, emocionais e sociais levando em conta a relação familiar.

Através dos serviços de enfermagem é possível prestar cuidados às crianças de maneira qualificada, individual e humanizada, beneficiando o pequeno e sua família. O processo de enfermagem em pediatria é de suma importância, pois é uma forma de manter organizados os cuidados, permitindo o acompanhamento detalhado da evolução do paciente.

O objetivo do curso é proporcionar o maior reconhecimento do trabalho do enfermeiro e atender as expectativas com a implementação do processo de enfermagem envolvendo a melhoria da qualidade da assistência prestada às crianças em seus anos iniciais reunindo noções de fisiologia, higiene e sociologia que favoreçam o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade.

Deixe um comentário