Em visita à região para lançamento da Operação Verão, vice-governador anuncia início da radioterapia no Hospital Regional de Caraguatatuba

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve em Caraguatatuba, na manhã desta quarta-feira (22/12), para o lançamento oficial da Operação Verão Mais Seguro – que engloba reforço da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária. Na ocasião, ele anunciou o início da radioterapia no Hospital Regional e autorizou o aumento gradativo da capacidade de atendimento da unidade hospitalar. A solenidade foi realizada às 11h na Praça da Cultura, no Centro.

Dos prefeitos do Litoral Norte, apenas o prefeito de Caraguá, Aguilar Junior, esteve na solenidade. A cerimônia de lançamento da Operação Verão Mais Seguro contou ainda com a participação de deputados estaduais, do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar; do vice-prefeito José Ernerto; vereadores, secretários municipais e autoridades militares.

A tropa de reforço da Polícia Militar esteve posicionada na Praça da Cultura. Viaturas da PM e da Polícia Civil também foram expostas.

Um helicóptero Águia pousou na Avenida da Praia, que foi parcialmente interditada. A apresentação também teve parte da cavalaria do Baep – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar. 

No início da manhã, o vice-governador Rodrigo Garcia já havia inaugurado oficialmente o Poupatempo de Ubatuba, onde foi recebido pela prefeita Flávia Pascoal. “Hoje estamos anunciando oficialmente o início da Radioterapia no Hospital Regional do Litoral Norte. A quimioterapia foi iniciada em setembro. São 200 sessões por mês. Pacientes que tinham se deslocar para São José, Taubaté, e hoje podem fazer a quimioterapia no hospital em Caraguá. Agora serão cerca de mil sessões de radioterapia por mês no hospital”, informou o vice-governador, na solenidade em Caraguatatuba.

Sobre o funcionamento pleno do Hospital Regional, Rodrigo Garcia informou que está autorizado, numa crescente, nos próximos meses funcionar 100% o Hospital Regional!. “Hoje temos 75 leitos, sendo 35 de UTI. Com essa autorização, a Organização Social vai contratando médicos, enfermeiros, comprando insumos. Vamos saltar para 228 leitos, quadruplicar o tamanho do hospital”, declarou.

Operação Verão

Serão mais de 600 policiais em toda a região. Em Caraguatatuba, a prefeitura informou que no total serão 264 policiais militares, bombeiros e guarda-vidas que ficam na cidade até março.

A operação é uma parceria entre o 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que vai fornecer auxílio com moradia e alimentação dos PMs que vão trabalhar na cidade.

Para Caraguatatuba, foram designados 206 policiais militares da Ronda Ostensiva, além de equipes da Força Tática, que agora tem sede no município, Cavalaria e Canil, além de viaturas.

Pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), Caraguatatuba terá 43 Guarda-Vidas Temporários Municipais e do Estado e mais quatro bombeiros de reforço. No total, o GBMar terá em equipamentos dois botes infláveis de salvamento, um quadriciclo, uma Unidade de  Salvamento Áquatico (URSA) e uma viatura pequena. O helicóptero Águia ficará em Ubatuba para atender as duas cidades. Já o Corpo de Bombeiros recebe o reforço de sete homens que se somam ao efetivo de 23. Ainda chegam três viaturas e duas motos de apoio.

Já em São Sebastião a Operação Verão conta com o incremento policial com a chegada de 219 agentes estaduais de segurança pública: 175 policiais militares, 20 policiais rodoviários, 20 bombeiros do 11º Grupamento de Bombeiros e 4 do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR). Além desse reforço policial, a prefeitura também conseguiu suporte aéreo por meio de um helicóptero que ficará sediado em Juquehy, juntamente com toda equipe policial. A Segur informa que está empenhada em providenciar o aumento de viaturas para uma maior cobertura de policiamento.

Por Radar Litoral

Deixe um comentário