Colucci anuncia que publicará decreto para desobrigar uso de máscara em locais abertos em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou nesta sexta-feira (5/11), que na próxima semana publicará um decreto extinguindo a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomerações. Ele ressalta que as ações da administração no enfrentamento da Covid-19 são positivas e permite o novo avanço. “As pessoas nas ruas já não tem usado as máscaras com a mesma frequência, pois sabem que a pandemia na cidade está controlada: 92% da população está vacinada com a primeira dose da vacina e 82% com a segunda dose”, disse o prefeito.

Colucci também citou que há mais de um mês não se tem registro de internações. “A última morte pela doença foi no mês de setembro, além disso, são mais de 40 dias sem internações pelo coronavírus”.

O decreto será publicado assim que o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 analisar os dados referente a pandemia e apresentá-los ao Ministério Público. “Ilhabela está entre as três cidades, com mais de 30 mil habitantes, que mais vacinou no Estado de São Paulo e a que menos registrou morte per capita pela doença no Brasil”, destacou o prefeito.

Após a extinção do uso de máscaras, a previsão é que em dezembro o município promova o descredenciamento SUS dos leitos Covid do Hospital Municipal Mario Covas Júnior e desative a enfermaria (não Covid) instalada na Unidade do CAPS.

“Com a desativação dos leitos de Covid, tanto enfermaria como UTI, o Hospital Municipal voltará a 100% da normalidade e de sua capacidade de atendimento e de cirurgias eletivas. Não é correto recebermos por esses leitos sem necessidade, temos confiança nas nossas ações e os números são favoráveis”, explicou Colucci. O Governo do Estado sinalizou que o uso de máscara deve deixar de ser obrigatório em dezembro. 

Temporada de verão

Com o avanço da retomada econômica e das ações rumo a pós-pandemia, o prefeito prevê também a normalidade em 100% para a temporada de verão.

“Vivemos do turismo, é a nossa indústria, o que gera emprego e renda para a nossa população. Voltar a normalidade é oferecer aos nossos visitantes, o que eles deixaram de aproveitar nesses últimos dois anos. O normal está cada vez mais próximo de ser alcançado aqui em Ilhabela, é isso que esperamos oferecer junto com todas as belezas e encantos da nossa cidade”, finalizou o prefeito Toninho Colucci.

Deixe um comentário