Ilhabela recebe Copa do Brasil de Vela durante o feriadão e terá ação carbono zero

Ilhabela recebe entre os dias 11 e 17 de outubro a IX Copa Brasil de Vela. A competição terá como sede a Escola de Vela Lars Grael, na praia do Pequeá, e ocorre paralelamente com a VII Copa Brasil de Vela Jovem.

Dia 12 de outubro (terça-feira) é feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. Em Ilhabela, o evento esportivo será marcado por uma prática sustentável com emissão zero de carbono. Na quarta (13/10) haverá uma solenidade oficial, às 10h, na Escola de Vela Lars Grael. A compensação ambiental será feita no município de Ilhabela em área de reflorestamento com mudas de palmeira juçara.

Flávio Patrício, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), explicou como será o evento. “Vamos receber uma grande competição da vela olímpica e quando procuramos o prefeito, ele imediatamente aceitou a proposta de um evento sustentável. Os barcos de competição são movidos a vela, mas temos as embarcações da Comissão de Regatas, da Salvatagem e dos Técnicos, que são movidos por combustível. Vamos medir esse consumo e promover uma compensação para neutralizar a emissão dos gases, promovendo ações sustentáveis no evento”, disse.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, agradeceu a parceria da CBVela e do ineditismo do projeto.  “Quando a Confederação Brasileira de Vela nos procurou com essa ideia de imediato abraçamos a causa. Sou a Capital Nacional da Vela e nada como sermos pioneiros num evento com essa causa sustentável. É Ilhabela sendo exemplo para o mundo”, comentou.

A Copa Brasil de Vela terá a disputa nas classes olímpicas 2024 (IQFoil Masculino e Feminino; ILCA 7 Masculino; ILCA 6 Feminino; 470 Misto; 49er; 49er FX Aberto; Nacra 17 Misto; e Fórmula Kite Masculino e Feminino), Pan-Americanas 2023 (Snipe Misto; Lightning Misto; e Sunfish Aberto) e nas classes convidadas (Dingue; Hobie Cat 16 Sem Balão; ILCA 4.7; Star; Windsurf Fórmula Foil Feminino e Masculino; e Finn. Já a Copa Brasil de Vela Jovem contará com a participação das classes confirmadas no Mundial da Juventude 2021: ILCA 6 Masculino e Feminino; 420 Aberto e Feminino; HC16 com Balão Misto; Bic Techno 293+ Masculino e Feminino; e Fórmula Kite Masculino e Feminino.

As inscrições para a IX Copa Brasil de Vela estão abertas no link abaixo, disponibilizado pela organização do evento. Após o pagamento das taxas, a confirmação de inscrição deve ser feita na Secretaria no local do evento entre os dias 10 e 13 de outubro. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo0flH39vjq5Weg5gnCEmCOEtTUzVNMpzFBzK_HbT2OFIhlw/viewform

Os campeonatos são organizados pela CBVela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e têm o Bradesco como principal apoiador.

“É um ótimo local para a prática da vela, com muitos bons ventos, ótimas raias e estrutura muito boa na Escola Lars Grael. Aguardamos uma ótima participação dos velejadores, iniciando esse ciclo de Paris que será mais curto, somente com três anos. Acreditamos que vamos ter uma Copa bem interessante, tanto em termos de participação como em novos nomes surgindo na vela – avalia Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

Por Radar Litoral

Deixe um comentário