Ações em mobilidade de São José dos Campos viram referência para Três Corações, MG

Um grupo do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Três Corações (MG) concluiu, nesta quinta-feira (16), uma visita técnica em São José dos Campos para conhecer algumas ações em mobilidade urbana do município. A cidade tem recebido a visita de representantes de diversas cidades do país que buscam em São José soluções para o setor da mobilidade urbana.

O objetivo da visita do grupo de Três Corações foi para conhecer o transporte adaptado por aplicativo, zona azul, legislação para carga e descarga e também o trabalho integrado por meio do vídeomonitoramento por meio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

“Estivemos em São José pra conhecermos sobre legislação, regulamentação e aprimoramentos pra nos auxiliar no nosso órgão de trânsito”, disse Elieser Estefani Pereira, diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Três Corações.

São José dos Campos tem sido referência no setor para cidades do país – Foto: Adenir Britto/PMSJC

“Fomos no CSI e tivemos a oportunidade de conhecer toda a integração que esse sistema faz junto com outros órgãos como a GCM (Guarda Civil Municipal), agentes da mobilidade, PM (Polícia Militar), Defesa Civil, entre outros, e as diversas possibilidades que esse videomonitoramento proporciona, como na identificação de pessoas, segurança pública, controle do transporte coletivo, acompanhamento dos veículos, autuações e também achamos muito interessante o recurso da black list”, comenta Pereira.

O blacklist (lista negra, do inglês) é um recurso no sistema do CSI que concentra um registro de veículos suspeitos ou que estejam relacionados a algum tipo de ocorrência nas policias e merecem uma atenção no monitoramento.

“Essa visita deu uma nova visão do que temos que fazer no nosso município, melhorar o transporte por aplicativo, a fiscalização, a questão de carga e descarga, já que estamos trabalhando na alteração da legislação, a zona azul que foi implantada de forma inteligente aqui, com essa automação que traz muita facilidade pra população e para a parte fiscalizadora”, diz Pereira.

O diretor esteve acompanhado dos agentes municipais de transportes e trânsito, Algeniza Paula Pannain de Souza, que atua no setor de autuações, João Celso de Souza, coordenador dos agentes, e Jorge Bogarim, diretor na Prefeitura. “A visita muito boa, abriu um leque que vai nos ajudar muito nessas alterações no nosso município”, completa Pereira.

Por Rodrigo Luiz Ribeiro | Secretaria de Mobilidade Urbana

Deixe um comentário