Trabalhadores rurais de Taubaté recebem formação para tratores

Nesta semana a prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedin) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou um curso de treinamento de operação e manutenção de trator.

Participaram da formação agricultores e trabalhadores rurais de Taubaté, além de um servidor público. Foram três dias de aulas teóricas e dois com a prática.

Durante o curso os alunos aprenderam todo o funcionamento e manutenção do trator, como painel, motor, transmissão, sistema hidráulico, sistema elétrico, freio e outros.

Na operação do equipamento, foi ensinado desde como acoplar e regular e operar alguns implementos. Eles também foram instruídos sobre a NR 31, que trata da segurança do trabalho na zona rural.

O curso foi gratuito, com alimentação inclusa e os participantes receberam certificado. A qualificação permite ao profissional um diferencial curricular, uma vez que trabalhadores com formação específica em operação e manutenção de tratores estão em falta no mercado.

O Senar proporciona a população do campo ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

A prefeitura de Taubaté visa manter a parceria com o Senar, para proporcionar ao produtor e trabalhador rural sua profissionalização, sua integração na sociedade e melhoria da sua qualidade de vida.

Por Ascom PMT

Deixe um comentário