Estudos pode mudar sentido da avenida Nove de Julho e de outras vias no Centro de Taubaté

De acordo com a secretaria de mobilidade, foi feito um estudo para melhoria do tráfego na região central que apontou como solução a alteração do sentido da via, de outras duas avenidas e dos viadutos da CTI e da rua Quatro de Março.

Na mudança, avenida 9 de julho passa a seguir bairro-Centro; a Joaquim Távora passa a ser sentido Centro-bairro — Foto: Reprodução/Google Maps

A Prefeitura de Taubaté estuda alterar o sentido da avenida Nove de Julho, uma das principais vias da região central da cidade. De acordo com a secretaria de mobilidade, foi feito um estudo para melhoria do tráfego na região central que apontou como solução a mudança do sentido da via, de outras duas avenidas e dos viadutos da CTI e da rua Quatro de Março (leia mais abaixo).

O estudo, segundo a gestão, era para avaliar soluções de fluidez para a região central. De acordo com a empresa contratada, uma das soluções seria alterar o sentido da avenida Nove de Julho, que seguiria agora de Tremembé até a rotatória da CTI no sentido bairro.

O projeto ainda será apresentado ao prefeito e prevê audiências públicas antes de ser implementado. A mudança pode passar a valer até o fim do ano (leia mais abaixo).

Com isso, também seriam alterados os sentidos das ruas Joaquim Távora e Dino Bueno, que acompanham a linha do trem. Essas vias agora passariam a seguir no sentido Centro-bairro.

Viaduto da Charles Schnneider passa a ser mão única, apenas no sentido do shopping para o centro — Foto: Reprodução/Google Maps

O estudo ainda propõe a criação de um binário com os viadutos da CTI e da rua Quatro de Março. Hoje, o viaduto da CTI segue da avenida Charles Schnneider em dois sentidos e depois termina na rua Francisco Eugênio de Toledo, que se divide com caminhos para as vias Nove de Julho e para a Joaquim Távora – que vão ser alteradas no projeto. Com a mudança, o viaduto seria de mão única, apenas do sentido shopping para o centro.

Veja as propostas de alteração:

  • Avenida Nove de Julho: passa a ser no sentido bairro para o centro, inverso do que é hoje
  • Ruas Joaquim Távora e Dino Bueno: mudança de sentido, partindo do Centro para o bairro
  • Viaduto da avenida Charles Schnneider: passa a ser mão única, apenas partindo do shopping
  • Viaduto da rua Quatro de Março: segue no sentido atual, mas com duas vias
Viaduto da rua Quatro de Março vai ter mão dupla e vai receber o tráfego do sentido shopping — Foto: Reprodução/Google Maps

Trâmite

De acordo com o secretário de mobilidade urbana, Thiago Dias, o projeto vai ser apresentado ao prefeito nos próximos 20 dias e ainda contempla mudanças nas vias adjacentes, como o trecho da avenida Charles Schnneider que termina na rotatória da CTI.

“Nós temos um resultado preliminar que mostra que essas alterações são viáveis e resolvem os gargalos que temos no trânsito hoje. Estamos fechando algumas arestas e vamos ainda apresentar ao prefeito, que vai decidir. Mas após isso, ainda vamos ter audiências públicas para ouvir a população e os comerciantes”, explica Dias.

De acordo com o secretário, caso seja aprovado, a implantação pode acontecer até o fim do ano. Ele explica que o estudo ainda levou em conta os impactos com comércios locais e pretende levar trânsito a ruas que ficaram com fluxo menor depois das alterações anteriores.

“As alterações que foram feitas, deixaram alguns comércios fechados. A gente quer mudar algumas áreas que deixaram de ser acessadas e resolver o trânsito. Qualquer mudança, se for feita, é para a melhoria”, disse.

Como as alterações estão ainda em fase de projeto, não há previsão de valores a serem investidos.

Deixe um comentário