Alesp aprova projeto de reuso de água do deputado Damasio

Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) acabam de aprovar em Sessão Virtual o Projeto de Lei 356/2015 de autoria do deputado estadual Marcos Damasio (PL). No documento, o parlamentar propõe que na construção ou reforma de prédios públicos estaduais sejam adotados sistemas de captação de água da chuva para reuso.

A proposta, apesar de feita no primeiro mandato do deputado, mostra-se atual e necessária, uma vez que São Paulo passa por uma crise hídrica, devido ao baixo volume nos reservatórios.

“Vamos sempre correr esse risco, aconteceu em 2015 e está ocorrendo agora novamente, por isso é necessário repensar o uso desse bem finito e economizá-lo ao máximo. O reuso da água é uma alternativa viável e de baixo custo, mas, mais do que pedir para a população economizar, também o Estado tem de fazer a sua parte e dar o exemplo”, defende Damasio.

O projeto sugere a inclusão de “reservatórios/cisternas para captação da água de chuva, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”. A água armazenada seria usada para a limpeza de espaços físicos diversos, jardinagem e reaproveitamento nas descargas dos sanitários, gerando economia de água e na conta no fim do mês.

Marcos Damasio acredita que a adoção desse recurso ecológico pelo Estado vai motivar a população e setores econômicos importantes a também adotar esta medida sustentável. “O ideal é que o reuso da água da chuva seja um hábito entre todos independentemente de a crise bater à porta”, concluiu o deputado.

Por Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário